Visite o castelo de Torres Vedras, passeie pelo Forte do Grilo e alimente-se na Adega da Lampeira. Depois, retempere as forças no ambiente despretensioso do Quintal do Freixo
Em 2018, Ana Ferreira transformou a sua casa de família, em Sapataria, num simpático alojamento, atraindo visitantes de várias nacionalidades. A quinta oferece um apartamento para quatro pessoas e um quarto para mais duas, acomodando até seis hóspedes. O espaço, que aceita animais de estimação, inclui um jardim partilhado e área para churrasco. A apenas 30 minutos de Lisboa, proporciona um retiro sereno com sons da natureza, perto de atrações locais e património histórico, e é ideal tanto para uma escapadela como para uma estadia prolongada.
O espaço onde se alberga este restaurante eclético, que apresenta excelente cozinha tradicional portuguesa com um toque de contemporaneidade, reflete bem a filosofia dos proprietários: antiga casa de fados, foi modernizada no sentido de a transformar num local acolhedor e espaçoso, com salas para todos os gostos, mas sem perder o carácter. Se o nome “Lampeira” é uma referência simpática à personalidade da anterior proprietária, também o chef Gonçalo Elias vem de uma família ligada à cozinha, fazendo da tradição familiar ponto de honra na arte de bem servir.
Razões históricas, monumentais e simbólicas, a que se junta a ampla perspetiva visual que permite sobre a cidade, o rio Sizandro e a paisagem envolvente, fazem do castelo de Torres Vedras um conjunto patrimonial ímpar. A vista e os aprazíveis jardins deste local, ocupado desde tempos imemoriais, dão-lhe o carácter de visita obrigatória.
Hoje um local aprazível rodeado por campos de cultivo, ideal para desfrutar de uma retemperadora caminhada, tinha por missão bater as planícies por onde corre o rio Sizandro e a estrada de Ponte do Rol, cruzando o seu fogo com o dos fortes de Pombal, Bordinheira e Outeiro do Monte. Comandado pelo tenente-general britânico Thomas Picton, dispunha de um posto telegráfico que comunicava com o Forte de S. Vicente.