No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, não podemos deixar de alimentar a Democracia e homenagear todos aqueles que lutaram para que hoje pudéssemos expressarmo-nos livremente: heróis militares, heróis civis e heróis anónimos.
Um povo que resiste, um povo resiliente, eis uma narrativa que tanto pode ter 50 como 200 anos!
Registamos a data com uma reformulação gráfica completa da revista INVADE, que acontece na sua décima edição – porque o sucesso, longe de conduzir à estagnação, incita-nos a fazer sempre mais e melhor.
É, também, em jeito de homenagem que surge o nosso livro “Jean, John e João”, uma coedição da Rota Histórica das Linhas de Torres e da Pato Lógico, com textos de Ricardo Henriques e ilustrações de André Letria. Os três protagonistas relembram-nos de que a amizade pode surgir no mais inóspito dos contextos.
Em 2024, unimos o Passado ao Futuro apresentando diversas soluções tecnológicas que permitirão a quem visite os nossos Centros de Interpretação experienciar alguns dos episódios mais relevantes das três Invasões Francesas: dos preparativos para a partida da Família Real até a construção daquele que é considerado o mais eficaz sistema defensivo da História Contemporânea – as Linhas de Torres.
São 13 as experiências de Realidade Virtual e muitas mais a de Realidade Aumentada que convidam a conhecer fortes, campos de batalha, igrejas e espaços expositivos e monumentais.
13 municípios unidos num projeto comum, trabalhando em rede e provando, sem quaisquer sombras de dúvidas, que juntos somos (sempre) mais fortes!
E assim, unidos, vamos continuar a educar para e pela Paz, a lutar pela Liberdade, a resistir e a homenagear os nossos antepassados que, tanto há 200 como há 50 anos, nos deixaram um legado de resiliência e independência.